Back to All Events

Mario Sérgio Cortella na GV

  • Auditório FGV Avenida Nove de Julho 202 9 de Julho São Paulo, SP, 01308 Brazil (map)

O Diretório Acadêmico Getulio Vargas convida a todxs para um encontro com Mario Sergio Cortella. Filósofo, professor e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Trazendo inquietações e reflexões sobre as transformações do mundo contemporâneo e nossas relações profissionais e pessoais, a palestra terá como tema "Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!"

A EMERGÊNCIA DE MÚLTIPLOS PARADIGMAS:
novos tempos, novas atitudes.

“Nós, humanos e humanas, somos portadores de um “defeito” natural que acaba por se tornar nossa maior vantagem: não nascemos sabendo! Por isso, do nascimento ao final da existência individual, aprendemos (e ensinamos) sem parar; o que caracteriza um ser humano é a capacidade de inventar, criar, inovar e isso é resultado do fato de não nascermos já prontos e acabados. Aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar. Aqueles ou aquelas entre nós que imaginarem que nada mais precisam aprender ou, pior ainda, não têm mais idade para aprender, estão-se enclausurando dentro de um limite que desumaniza e, ao mesmo tempo, torna frágil a principal habilidade humana: a audácia de escapar daquilo que parece não ter saída.”

“A flexibilidade se caracteriza pela capacidade de romper algumas amarras e preconceitos que tornam alguém refém de uma condição que, parecendo segura e confortável, pode ser indicadora de indigência e fragilidade intelectual. Vale sempre lembrar a frase do fictício detetive chinês Charlie Chan: “Mente humana é como pára-quedas; funciona melhor aberta”...Quem não estiver aberto a mudanças e descomprometido com questões de novos aprendizados estará fadado ao insucesso profissional e pessoal.” 

Sempre é hora de aprender, e a palestra de um filósofo como o Cortella na FGV é A oportunidade para refletirmos sobre a característica da vida e do ser humano de, constantemente, transformar-se.

Mario Sergio Cortella é professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV-SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. É autor, entre outras obras, de Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Vivemos Mais! Vivemos Bem?, com Terezinha Azerêdo Rios (Papirus), Não Se Desespere! (Vozes). 

*As palestras do DAGV são abertas à sociedade. Funcionários, professores e não aluno são muito bem vindos.