Back to All Events

Economia em Pauta

  • FGV EAESP 432 Rua Itapeva Bela Vista, SP, 01332-010 Brazil (map)

Inúmeros artigos e muita literatura cientifica são elaborados, na atualidade, de modo a compreender e explicar o fenômeno da entrada de cada vez mais mulheres em áreas académicas que são predominantemente e historicamente masculinas.

Com isso em mente, o DAGV convida alunas e alunos a participarem de um bate-papo com grandes economistas, pesquisadoras e professoras sobre este tema tão importante que é a “Inserção de mulheres em áreas de predominância histórica masculina".

Convidadas:

LILIAN FURQUIM DE CAMPOS ANDRADE: Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1997), Mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas (2001) e Doutorado em Ciencia Politica pela Universidade de São Paulo (2010). Trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo no projeto de modernização dos serviços publicos, o Governo Eletrônico. Participou da criação da nova Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), onde ocupa o cargo de vice diretora.

CRISTINE CAMPOS DE XAVIER FILHO: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em economia pelo PUC-Rio, mestrado em Estatística e doutorado em economia na University of California, Berkeley. Atualmente é professora associada da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Tem experiência na área de Econometria, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.


AMANDA ARABAGE: Doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), graduação e mestrado em Economia pela mesma instituição. Atua como Coordenadora de Capacitação no Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (FGV EESP Clear) e como Pesquisadora no Lab for Evaluation, Analysis and Research in Learning (FGV EESP LEARN).

ANA LUIZA ARANHA: Doutora (2015) e Mestre (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) e Professora na Escola de Economia de São Paulo, na Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Foi pesquisadora visitante do Centre for the Study of Democratic Institutions, da University of British Columbia (Canadá). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG (2008), certificada em Gestão de Projetos pela University of British Columbia (2016).

GABRIELA DO COUTO FONSECA: É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2012) e mestre em Economia Aplicada também pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (2015). Começou o Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em 2016 e é também assistente de pesquisa no LEARN-FGV, um laboratório de pesquisa em Economia da Educação. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social. Pesquisa em economia da educação com foco nos benefícios gerados pela educação infantil.

PRISCILLA ALBUQUERQUE TAVARES: Professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), Doutora em Economia pela EESP, Mestre e Bacharel em Economia (USP). Pesquisadora nas áreas de Microeconomia Aplicada, Economia da Educação, Economia do Trabalho. Foi Assessora Técnica no Governo do Estado de SP e Consultora de avaliação de impacto para o PNUD, Banco Mundial, Unesco, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho.


VERÔNICA INÊS FERNANDES ORELLANO: Professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado (1997) e doutorado (2003) em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi professora da FEA-USP/RP de 1999 a 2003 e professora visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2012. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Economia do Trabalho, avaliação de políticas públicas nos setores de Educação e Saúde e Economia do Setor Público.

NATALIA ZANETTI MARCHI: Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2007). Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo - FEARP-USP (2015). Atualmente é doutoranda em economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). Pesquisa na área de Economia da Educação.

Later Event: September 28
Gioconda Venuta LIX - Speakeasy