Back to All Events

FGV em debate: instituições democráticas no Brasil

  • FGV-EAESP 432 Rua Itapeva São Paulo, SP, 01332 Brazil (map)

As instituições no Brasil funcionam como deveriam? 

- Em março de 2016, o então investigado Luís Inácio Lula da Silva foi nomeado Ministro da Casa Civil por Dilma Rousseff. O STF suspendeu sua nomeação alegando que o real intuito da ação seria guarnecer o ex-presidente de foro privilegiado. Em fevereiro de 2017, o secretário-executivo do Programa de Parcerias e Investimentos do governo federal, Wellington Moreira Franco, teve sua pasta elevada ao status de Ministério – o que lhe conferia foro privilegiado – logo após ser citado 34 vezes em delações da Odebrecht. O STF não entendeu que sua promoção teve intenção de proteger-lhe da justiça. 
- Em dezembro de 2016, o senador Renan Calheiros recusou-se a recebero oficial da justiça que notificaria seu afastamento da presidência do Senado, determinado pelo STF. Como saída heterodoxa à decisão judicial, a Suprema Corte voltou atrás e definiu que Renan poderia permanecer na cadeira, mas deixaria de constar na linha de sucessão presidencial. 
- A Constituição Federal prevê o sigilo de fonte como uma garantia ao direito de informar. Na última terça-feira, o próprio STF, guardião da Constituição, divulgou áudios de conversas entre o jornalista Reinaldo Azevedo e sua fonte, Andrea Neves. 


Levando em conta casos como os citados acima, o DAGV convoca todos os alunos e todas alunas para discutir a crise das instituições brasileiras e suas possíveis soluções. Em meio a um intenso debate e uma série de questionamentos do funcionamento das instituições públicas no país, convidamos para debater:

• CIRO GOMES - Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará , fez curso de economia na Harvard Law School. Foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, deputado federal, Ministro da Fazenda no governo Itamar e Ministro da Integração Nacional durante o governo Lula 1. Disputou as eleições presidenciais de 1998 e 2002 e hoje é pré-candidato para as eleições de 2018. 

*Os eventos do DAGV são abertos à sociedade. O link para inscrições, tanto para alunxs quanto para não alunxs, será lançado às 20h do domingo. A inscrição é obrigatória não garante vaga no evento. A garantia de assento se dá mediante resposta do e-mail de confirmação de nossa equipe, que será disparada as 12h da terça-feira.

Inscreva-se em : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPG19fPiCc1_-DBMvjbnnGmeadZrUD6JlMwhM4fTA5hcL9vg/viewform